Ir direto para menu de acessibilidade.
pten

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Última Atualização: Quinta, 02 Setembro 2021 14:30

Sobre o curso

O Curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem seu funcionamento no Câmpus Universitário da UFLA, CEP 37200-900 na cidade de Lavras/MG com entrada de 100 alunos anuais, funcionando em turno integral com carga horária total de 4.250 horas. O tempo para integralização do curso de Engenharia Mecânica ofertado pela Universidade Federal de Lavras é de, no mínimo, 10 períodos letivos (5 anos) e, no máximo, 15 períodos letivos (7,5 anos). O atual Coordenador do Curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFLA é o Prof. Dr. Mauricio Francisco Caliri Junior.

A criação do Curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFLA se insere em um contexto de expansão da UFLA. Foram realizados estudos, por meio de uma comissão especificamente nomeada, para a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação designada pelo Reitor da Universidade Federal de Lavras, por meio das Portarias no 671, 711 e 995/2013. Um dos desafios da comissão na elaboração dos projetos de criação dos cursos foi o comprometimento com a excelência da qualidade de ensino e a renovação da estrutura curricular.

A criação dos novos cursos de Engenharia buscou consolidar a atuação multidisciplinar da Universidade Federal de Lavras, associando sua tradição na área de ciências agrárias com novas áreas de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia. A associação dessas novas tecnologias com as demais áreas de ensino, pesquisa e extensão da instituição permitirá a formação de recursos humanos e a transferência de tecnologia promovendo melhorias para a sociedade.

Neste contexto, o curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFLA visa formar profissionais aptos a projetar, desenvolver e aperfeiçoar sistemas e dispositivos mecânicos, atuando nas fases de projeto, construção, análise, operação e manutenção. O campo de atuação do Engenheiro Mecânico é amplo e o profissional formado na UFLA estará apto a desenvolver atividades, tais como:

  • Dominar o processo de produção em engenharia mecânica nas diferentes fases;
  • Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos;
  • Projetar, fabricar e testar ferramentas, motores, máquinas e outros dispositivos mecânicos;
  • Desenvolver máquinas e equipamentos agrícolas e florestais, tanto para o beneficiamento quanto para o armazenamento;
  • Desenvolver máquinas e equipamentos para produção em geral;
  • Desenvolver novos materiais para serem utilizados em projetos estruturais de máquinas e equipamentos;
  • Elaborar e executar projetos de sistemas mecânicos;
  • Atuar na indústria mecânica em geral, tanto nos processos de fabricação quanto na sua manutenção;
  • Identificar os impactos causados pelas ações do Engenheiro Mecânico no meio ambiente e no contexto social;
  • Pautar suas decisões por valores éticos e morais que preservem o direito dos cidadãos, entre outras.

O curso visa, ainda, a formação de profissionais especializados em uma área estratégica para o desenvolvimento tecnológico e industrial do país, comprometidos com os atuais problemas sociais e econômicos e preocupados com os recursos naturais e energéticos, comprometidos ainda com a busca de um desenvolvimento mais sustentável, com a sólida formação técnica e científica para atuarem com propriedade, tanto nas atividades específicas da Engenharia Mecânica como nas mais variadas áreas. Portanto, o curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFLA auxiliará, de forma significativa, a formação de profissionais, capacitados para atuação direta nas indústrias da região e do país, assim como no fomento de futuros centros de pesquisa, parques tecnológicos e criação de empresas que impulsionem o desenvolvimento da região e do país.

 

Sub-áreas do curso

 O curso de engenharia mecânica da UFLA  é dividido em três grandes sub-áreas, para melhor condução dos conteúdos didáticos-científicos:

  • Projeto mecânico
  • Energia
  • Fabricação e segurança do trabalho

 

Mercado de trabalho

O cargo de Engenherio(a) Mecânico(a) é um dos mais antigos e por isso está presente em todos os ramos da indústria. Engenheiro(a)s mecânico(a)s são encontrados em empresas de pequeno à grande porte, por exemplo, Embraer, Toyota, GM, Siemens, Volkswagen, Vestas, Tecsis, General Electric, Bosch, 3M, AviBrás, entre outras. Abaixo segue alguns links para busca de vagas de oportunidades de estágio ou emprego:

Não se esqueça de que muitas oportunidades só estão disponíveis nos sites das empresas que estão oferecendo as vagas, então, fique atento caso esteja buscando alguma vaga em especial.