Henrique Leandro Silveira

Última Atualização: Quinta, 22 Setembro 2022 17:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

Possui doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2015), instituição na qual também obteve o mestrado (2010). É graduado pela Universidade Federal de Lavras (2008), onde atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto no Departamento de Engenharia, atuando na área de Sistemas Mecânicos do curso de Engenharia Mecânica. Tem experiência em dinâmica de sistemas mecânicos constituídos por componentes rígidos e flexíveis. Suas áreas de maior interesse incluem: modelagem não-linear de sistemas multicorpos, vibrações mecânicas, elementos finitos não-linear, mecânica dos sólidos e projeto mecânico. É revisor do Periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.

• Dinâmica de Sistemas Mecânicos;
  • Vibrações mecânicas;
  • Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico.

Disciplinas ministradas na UFLA

GNE306 - Dinâmica dos Sistemas Mecânicos

GNE317 - Mecanismos e Dinâmica das Máquinas

GNE419 - Análise Modal de Estruturas

Orientações de TCC concluídas

- Gabriel Godonhoto Kozikoski. Título: Métodos de Otimização Numérica Aplicados em Model Updating e Subestruturação de Painéis Flexíveis. Data de defesa: 08/09/2022.

- Yuri Andrade Dias Martins. Título: Identificação Paramétrica por Métodos de Otimização e Subestruturação Teórico-Experimental de Modelos FEM de Estruturas Flexíveis. Data de defesa: 27/01/2022.

- Rafael Cozol Martins. Título: Modelagem e Simulação do Comportamento Dinâmico de um Veículo sob a Influência de Ultra-Volantes de Inércia. Data de defesa: 16/11/2021.

- Lucas Henrique Bastos Oliveira. Título: Modelagem Dinâmica e Controle Ativo de Vibrações em Estruturas Flexíveis Utilizando o Método dos Elementos Finitos. Data de defesa: 02/06/2021.

- Vinícius Vilas Boas Soares. Título: Projeto, Desenvolvimento e Análise Cinemática Não-Holonômica de um Robô com Acionamento Diferencial. Data de defesa: 08/09/2020

- Diego Chaves Barboza. Título: Modelagem e Análise Dinâmica de Máquinas Rotativas Utilizando o Método dos Elementos Finitos. Data de defesa: 28/08/2020

- Vinícius Mauro de Souza Santos. Título: Model Updating de Modelos de Elementos Finitos e Identificação de Parâmetros Modais Experimentais pelo Método de Ewins-Gleeson. Data de defesa: 21/07/2020

- Isadora Ceotto de Oliveira. Título: Projeto Conceitual de uma Bancada Didática para Análise de Mecanismos de Quatro Barras. Data de defesa: 06/12/2019